quarta-feira, novembro 23, 2005

Cativar

Segundo pesquisas elaboradas pelo instituto “Lovehurts”de comportamento humano, para se conquistar alguém, você tem dois caminhos opostos a seguir, mas que vão te levar basicamente ao mesmo lugar.
O primeiro caminho é o caminho da sedução, onde você se beneficia de atributos físicos para atrair a pessoa que deseja, usa artifícios sensuais no caso das mulheres e de virilidade no caso dos homens.
A sedução é essencialmente provocar o fascínio no outro, seja através dos olhares permissivos da paquera, de insinuações supostamente ingênuas, estimulando a fantasia e despertando no outro o desejo.
O outro caminho é o cativar, saem os olhares e insinuações e entram outros atributos como a confiança, a inteligência , a valorização, a aceitação e amizade.
Enquanto a sedução é algo mais físico, químico e instintivo, o cativar é mais relacionado à afetividade, a emoção e a segurança, dependendo da personalidade da pessoa ela escolhe entre esses dois caminhos para conquistar alguém, mas é possível também aliar esses dois artifícios simultaneamente.

A conquista é um dos rituais humanos mais interessantes e um dos que mais envolvem todos os aspectos do ser humano, o caminho da sedução exige criatividade e inovação e primitivamente incrustada nos inconscientes ativam mecanismos diferentes em cada sexo.
Os homens tendem a usar suas poses materiais para seduzir as mulheres, o princípio ativo do “macho poderoso” com carros e roupas vistosas, as mulheres os atributos físicos dos pés a cabeça, o principio ativo da “fêmea fértil”.
Particularmente tento mostrar o meu outro lado em qualquer relação, pois assim pessoas falsas geralmente passam longe, e as verdadeiras conseguem obter o que tenho de melhor.

Por outro lado, Cativar significa fundamentalmente criar e estabelecer laços, envolve aspectos emocionais e psicológicos, afinidade e sinceridade, é algo que nasce pausadamente, sem muita pressa e também sem muita certeza do que vai se tornar, se uma amizade ou um amor.
Estes dias estava na faculdade em uma aula chata de Comunicação onde a professora pediu pra trazermos um livreto e criarmos um "resumão" do mesmo. Haha, pra variar eu esqueci de trazer um livro e um amigo meu tinha o livro "O pequeno príncipe" de Saint-Exupéry. Peraê, vc vai me perguntar: Você leu o Pequeno Príncipe? Livro de criança!!!!!
Aí eu respondo: Lí! :)

Meu irmão tinha este livro em casa quando éramos criança e nunca tive o interesse de lê-lo. Taí a oportunidade...
Me impressionei com o significado que a historinha contida ali pode trazer lições pra nossa vida.
E tem um exemplo clássico do que estou falando.
Tem uma passagem, quando o príncipe encontra uma raposa e este encontro sintetiza bem o que é o cativar:

"Eu sou uma raposa", disse a raposa."Venha brincar comigo", propôs o Pequeno Príncipe. "Eu estou tão triste".
"Eu não posso brincar com você", a raposa disse. "Eu não estou cativada".
"O que significada isso – cativar?"
"É uma coisa que as pessoas freqüentemente negligenciam", disse a raposa. "Significa estabelecer laços".
"Sim" disse a raposa. "Para mim você é apenas um menininho e eu não tenho necessidade de você. E você por sua vez, não tem nenhuma necessidade de mim. Para você eu não sou nada mais do que uma raposa, mas sem você me cativar então nós precisaremos um do outro".
A raposa olhou fixamente para o Pequeno Príncipe durante muito tempo e disse: "Por favor cativa-me."
"O que eu devo fazer para cativar você?" perguntou o Pequeno Príncipe.
Você deve ser muito paciente". Disse a raposa. "Primeiro você vai sentar a uma pequena distância de mim e não vai dizer nada. Palavras são as fontes de desentendimento. Mas você se sentará um pouco mais perto de mim todo dia."
No dia seguinte o principezinho voltou.
“Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais me sentirei feliz. Ás quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens por exemplo a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso ritos.”
Então o Pequeno Príncipe cativou a raposa e depois chegou a hora da partida dele – "Oh!" disse a raposa. "Eu vou chorar".
"A culpa é sua", disse o Pequeno Príncipe, "mas você mesma quis que eu a cativasse".
"Adeus", disse o Pequeno Príncipe.
"Adeus", disse a raposa. "E agora eu vou contar a você um segredo: nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas você não deve esquecê-la.


"Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa..."

2 Comentários:

Às 10:49 PM , Anonymous Anônimo disse...

Seu blog me cativou, isso faz de vc eternamente responsável por mim...

Belíssimas colocações.Tb não havia lido o livro quando criança,mas o lia pouco tempo e ele se torna absoluto em sua grandeza!

 
Às 2:38 PM , Blogger Elisângela Rêgo disse...

Adorreiiiii seus comentários .. "Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa..."

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial