sexta-feira, setembro 14, 2007

Por que o homem parou de viajar à Lua?

Porque não havia motivos que justificassem os riscos e os custos de se mandar pessoas à Lua - o programa Apollo, que pôs 12 homens na superfície lunar entre 1969 e 1972, custou a bagatela de 19,5 bilhões de dólares. Quando gastou esse dinheiro, o governo americano estava querendo provar sua superioridade em relação à União Soviética - e, conseqüentemente, a supremacia do capitalismo. Vencida a corrida espacial, não havia mais por que ir à Lua. "É um problema de orçamento. Na época, foi dada prioridade aos ônibus espaciais e à estação espacial", afirma Steven J. Dick, chefe da divisão de história da Nasa.

Agora, a nova política espacial do presidente George W. Bush, anunciada em 2004, voltou novamente as atenções para a Lua, com a justificativa de que a retomada das viagens possibilitará o desenvolvimento de tecnologias para que o homem possa ficar por um longo período no espaço (e assim explorar mais o sistema solar). Também poderiam ser investigados in loco os dados trazidos por sondas espaciais, como a possibilidade da existência de gelo nos pólos lunares. Faz parte da nova política espacial a construção de uma base lunar que servirá como apoio nas viagens a Marte.

Para essas missões tripuladas, está sendo desenvolvido um novo veículo espacial, com uma enorme diferença em relação às naves Apollo: a tripulação e o módulo lunar viajam em foguetes distintos, que se acoplam na órbita terrestre. Ao chegar à órbita da Lua, os astronautas se transferem para o módulo lunar, que pousa enquanto o resto da nave aguarda o seu retorno.

Os críticos afirmam que a missão é desnecessária. "Se quisermos descobrir algo mais, podemos fazer melhor com naves automatizadas do que mandando pessoas", diz o historiador Alex Roland, da Universidade Duke, ex-funcionário da Nasa.


Leia mais na Superinteressante deste mês

2 Comentários:

Às 1:06 PM , Anonymous Anônimo disse...

O homem ñ foi a lua . . As supostas provas existentes sao uma farsa sendo que uma das provas é uma pegada, e para se formar uma pegada é preciso ar e húmidade . . E na lua ñ há ar, e muito menos humidade! Outra suposta prova é a bandeira, mas expliquem-me como é que a bandeira estava a mexer, se na lua ñ há vento, porque ñ existe atmosfera?

 
Às 9:29 PM , Blogger Silva disse...

o homem nunca foi a lua. Isto é uma mentira Americana para encerrar a corrida espacial e os Russos acreditaram.

Rivaldo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial